terça-feira, 24 de julho de 2012

Ocupa Tameirão: celebrando o bem comum



O Ocupa Tameirão foi tomado! De todas as propostas feitas por este 44º Festival de Inverno da UFMG, talvez seja esta uma das ações que mais celebram o tema do evento: o bem comum. Todos os dias, desde o início do evento, chegavam e ainda chegam pessoas de diversos lugares inscritas nos diferentes grupos de trabalho espalhados pelas casas. Ofertado pela primeira vez de maneira aberta – e não só para alunos comprovadamente carentes - o alojamento é uma opção gratuita e autogestionada para os participantes inscritos nos grupos de trabalho. 

Segundo uma das organizadoras do festival, Rose Diana, o alojamento é ofertado em Diamantina desde a retomada do evento para a cidade, no ano de 2000, porém, era destinado apenas aos participantes classificados pela Fundação Mendes Pimentel (Fump) e demais pessoas carentes. Também era cobrada uma taxa diária pela estadia e os ocupantes não usufruíam do espaço de maneira autogestionada. 

Situado na escola pública Belita Tameirão, perto do centro histórico, a ocupação, como já foi dito, é uma proposta experimental mantida e organizada pelos próprios ocupantes. O espaço das salas de aula foi tomado por colchonetes, malas e barracas. A infraestrutura conta com uma cozinha montada com forno, fogão, geladeira e utensílios, banheiros coletivos com chuveiros elétricos, refeitório e áreas externas. 

De acordo com relatos, inclusive de uma das integrantes do Invernália que vos escreve, a “residência” tem correspondido ao seu propósito, com os ocupantes, por exemplo, produzindo em conjunto o próprio almoço (e lavando a louça depois também!). Para a ocupante Daniela Andrade, inscrita na Casa da Palavra, o alojamento é uma oportunidade para que as pessoas tenham condições de participar do evento, além de possibilitar uma experiência única de vida. “No alojamento, vivemos aquilo que foca o festival, que é o bem comum. Reforçamos valores como a partilha, o respeito ao outro, como organizar a rotina do dia-a-dia, e também conhecemos pessoas novas”, contou Daniela.


As ocupantes Dani, Cris e Ana retiram o pão-de-queijo assado, em conjunto, no forno do alojamento.

Com informações da Ascom do 44º Festival de Inverno da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário