terça-feira, 24 de julho de 2012

O Brilho De Uma Estrela


Estrelinha nasceu Dona Leonides, em 28 de janeiro de 1927. Mora no bairro Maria Orminda, na rua Maria quatro horas, e nos recebeu com um sorriso no rosto, apesar de sua saude frágil. Sua memoria guarda curiosas historias, simpatias e sabedoria popular.
Dentre diversas historias, selecionamos estas curiosas simpatias para curar picada de cobra e dor de dente. 

Confira na integra a entrevista:

Apelido de estrelinha. Foi um apelido que me deram. Aí eu disse: “Nunca vi estrela preta!”
MEDICINA POPULAR: Cura para veneno de cobra

Estrelinha: cobra? Primeiro tem três simpatia. Tem essa aqui... Mas aqui num dá muito, porque aqui é um lugar sujo, num dá pra fazer. Tem que ser, hum…Qualquer lugar aqui que seja limpo e qualquer cobra te morder, é verídico, cura mesmo! Tem lugar que tem aquela cruz assim, não sei que (...) é o significado da palavra que eu não sei. Mas cê faz aquela cruz assim ó, e aqui cê põe LÁ, LÓ e LEI, eu não sei que que significa. E fica um braço aberto, que lá fica aberto e cê tira três punhadinho de terra, põe dentro da água e toma. É como se a gente tivesse levado uma topada e vai todo embora o veneno e fica só o ferimento e cê pode fazer o tratamento.  Tem outro: Quem conhece (...) quem conhece ... da televisão, aquele viado galheiro..(Erick: viado galheiro, aquele.. é viado mesmo) tem aquela chifralhada toda (...) se ocê tiver um pedaço médio assim do chifre dele, cê corta assim iguazim uma hóstia, agora cê pega aquele barro que faz teia ou panela, aquele barro... faz aquela bola e encartucha as hostiazinha todo ali naquele, naquela bola ali. Bota no forno e deixa assar, hora que assa ocê quebra e tira aquelas hóstia, não tem validade não, pega aquelas hóstias, põe num saquinho e guarda. Quando você num mato, qualquer lugar, qualquer bicho venenoso te mordeu e leva aquela rodelinha e põe, a primeira fica escuro, a segunda mais clara e a terceira sai branquinha. Vai o veneno todo embora! É como se tivesse tomado uma topada também. Agora tem essa outra que é um assunto verdadeiro, a verdadeira, a melhor é essa! Se tiver uma pessoa com você, melhor ainda, agora você, se ocê aguentar melhor, se ocê tiver condições de resistir a dor do veneno, (…) e qualquer pessoa fazer bem, se ocê num puder, se o companheiro tiver junto com você pra fazer aí a pessoa fica na posição que cristo tá na cruz assim 'o, a perna direita em cima da esquerda e os braço aberto assim né. E perguntar três vez: Cobra, que que ocê mordeu?, cobra, ocê num me mordeu, mordeu foi o nosso senhor Jesus Cristo. Cobra, que que ocê mordeu?,  e ela num respondeu, cobra, ocê num me mordeu, cê mordeu foi o nosso senhor Jesus Cristo. E ela num responder. Três vezes. Cobra, que que ocê mordeu?, cobra, ocê num me mordeu, cê mordeu foi o nosso senhor Jesus Cristo na cruz. E reza três pai nosso com avemaria pelo sagrado nosso senhor Jesus Cristo. (…)O negocio assim 'o, aonde a cobra(…) se ela te morder  e cair fora, onde é ela tiver ela faz assim ó. O veneno volta todo pra ela (…) assim é. Vai torcendo, torcendo, torcendo e endurece. O veneno volta todo pra ela. O veneno sai todo.

PARA CURAR DOR DE DENTE:
Teve dor de dente. Pra dor de dente é mais fácil, São Pedro está sentado numa pedra assim, quando nosso senhor Jesus Cristo ia passando e perguntou:  “Pedro, que qui tem?” Pedro foi e respondeu: “Dor de dente nosso senhor Jesus Cristo”. Jesus Cristo respondeu: “Pedro, bicho te morra, tumor que seca, o dor de dente que passa.” Três vez também, que aí São Pedro fez o que nosso senhor  mandou, quando o senhor perguntou: “Pedro melhorou?” Pedro diz “Já passou nosso senhor Jesus Cristo”, repete a mesma coisa, rezar os três pai nosso,  as três avemaria. A sagrada paixão de nosso senhor Jesus Cristo,  e ali uma oração Sao Pedro (…) nosso senhor Jesus Cristo falou com São Pedro. Quem essa oração rezar e trouxer no pescoço nunca mais sentirá dor de dente.
Eu rezei prum rapaz que tava com (…) na procissão de Bom Jesus, o rapaz chegou e até ajoelhou no meu pé chorando de lágrima. Sempre assim, mais ou menos, que precisar, rezei. Quando passou uns tempo, ele me encontrou minino, mas que só falou assim ó: “Nunca mais eu tive aquela dor de dente”. A que Deus me dá, pra dar saúde, a senhora num qué ajuda nenhuma, “eu queria vê o senhor são!” O dia que ocê encontrou comigo, tava em lágrima, da dor de dente, aí sarô, é isso que eu quero, num quero nada não!
(Juliane: E como que a senhora aprendeu?)
O meu pai, (Juliane: O pai da senhora que te ensinou?) meu pai sabia de tudo minina. Meu pai sabia de tudo, meu pai chamava Joao Raimundo Pereira. Tem 59 anos que ele faleceu.


Um comentário:

  1. Muito interessante tudo o que essa lendária mulher contou.Foi uma experiência e tanto pra minha vida.Valeuuuuuuuu Invernalia :)

    ResponderExcluir