quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pontos de Cultura marcam presença neste festival


O 44º Festival de Inverno da UFMG trouxe mais uma vez até Diamantina a participação dos pontos de cultura. Através de uma seleção que visava disponibilidade, currículo e área de afinidade com a proposta das casas, foram selecionadas 46 pessoas de 33 pontos de Cultura em 22 municípios do estado de Minas Gerais.

Uma das cidades que marca presença neste festival é o Ponto de Cultura Folias Seu Duchim, da cidade de Chapada Gaúcha, no sul de Minas. O principal artesanato trabalhado pelo ponto é a arte afro-brasileira, em especial as curiosas bonequinhas Abayni, nome dado pelas escravas que as produziam e que significa “presente precioso”. A técnica usada para a confecção das bonequinhas é composta por nós feitos em retalhos. A origem delas provém do tempo da escravidão quando elas, que não tinham como comprar brinquedos para suas filhas, rasgavam as barras das saias e confeccionavam as bonecas.

A vinda das bonequinhas para o ponto de cultura em questão foi através da artesã Vânia Pieroz, que aprendeu a técnica no sul do Brasil, segundo a coordenadora do Ponto de Cultura Folias Seu Duchim, Daiana de Souza.

Quem quiser adquirir as bonequinhas, amanhã, sexta-feira, dia 20, haverá uma feira de todos os pontos de cultura participantes do festival, na qual estarão exibindo seus trabalhos. A feira terá lugar na Praça Barão de Guiacuí (praça do Mercado Velho), às 17h.

Confira abaixo todos os pontos participantes:

Ponto de Cultura (Pedro Leopoldo) / Palavras que brincaram – Música e Literatura na escola (Araguari) / Palavras que brincaram – Música e Literatura na escola (Uberlândia) / Ponto de Cultura Grupo Teatral Fênix (Unaí) / Ponto de Cultura Lupa (Pedro Leopoldo) / Ponto de Cultura Estação Digital (Além Paraíba) / Museu da Oralidade (Três Corações) / Palmeira Pequenina (Cajuri)Ponto de Cultura Viva (Couto de Magalhães de Minas) / Pontão de Cultura Grupo Cultural NUC (Belo Horizonte) / CEIA – Cultura Educação Inclusão e Arte (Pavão) / Ponto de Cultura Rádio Comunitária UMAC (Curvelo) / Ponto de Cultura AMAR (Conselheiro Lafaiete) / CRIARTE (Betim) / Associação dos artesões de Francisco Badaró (Francisco Badaró) / Ponto de Cultura LOAS (São João das Missões) / Casinha de Cultura (Jenipapo de Minas) / Espaço Geral de Folias de Seu Duchim (Chapada Gaúcha) / Ponto de Cultura atrás do palco (Governador Valadares) / Ponto de Cultura Roda e Cidadania (Governador Valadares) / Ponto de Cultura CRIANDOARTE (Couto de Magalhães de Minas) / Ponto de Cultura TRUPE DE TRUÕES (Uberlândia).
Associação Pé de Moleque Dança Cidadã (Uberlândia)



Um comentário: