quinta-feira, 26 de julho de 2012

INVERNÁLIA em uma experiência de partilha e troca



Após assistir o filme “Terra deu, terra come”, do diretor Rodrigo Siqueira [88’’, 2010], a equipe Invernália decidiu ir visitar seu Pedro de Alexina na zona rural de São João da Chapada.

Embarcamos na kombi do festival às 10h30 da terça-feira, paramos para fazer algumas compras, para não chegar de mãos abanando, e ingressamos na rodovia afora. Antes de chegar ao nosso destino final, passamos por comunidades como Guinda, Sopa e Morrinhos.

  

Já em São João da Chapada, tivemos a sorte de sermos interceptados por Teresinha, assistente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de São João da Chapada, a qual nos acompanhou até a casa de Seu Pedro e D. Lúcia e serviu de mediadora da nossa visita.

Depois de um bom pedaço de terra rodado, chegamos finalmente à terra de Seu Pedro (até onde o carro podia seguir!) e caminhamos numa pequena trilha até a casa. Infelizmente Seu Pedro não estava, porém, fomos muito bem acolhidos por sua mulher Dona Lúcia (que também aparece no filme) e sua filha Alice.



A casinha é simples, feita de pau-a-pique, com fogão de lenha, chão batido e poucos cômodos. A pouca eletricidade é gerada por um adaptador de energia solar que suporta alimentar apenas as lâmpadas que iluminam o ambiente.  Ao redor se encontram três casinhas, sendo uma para retirar o caldo da mandioca, outra para torrar e, por último, a que serve como dispensa para guardar lenha, milho, sementes, ferramentas e, inclusive, o boi (uma cabeça feita de madeira presa à um cabo).

Lá almoçamos uma comida especial preparada no fogão de lenha por Dona Lúcia, Alice e Teresinha. A comida estava deliciosa, principalmente com o acompanhamento da cachacinha do Valter (preferida de Seu Pedro). Depois do almoço, Dona Lúcia nos mostrou um pouco dos espaços ao redor da casa, onde se processa a farinha de mandioca e onde ela quebra os coquinhos do indaiá para fazer sua cocada.



O resto do tempo que estivemos lá foi de muita prosa e causos. Lá pelas quatro da tarde, nos despedimos e seguimos para o Quartel do Indaiá para conhecer outro personagem do filme, o Seu Pedro Peçanha, comerciante da região bom de prosa e do riso frouxo. Conversamos com ele, tiramos fotos e seguimos para a casa de uma das filhas de Seu Pedro de Alexina, Maria Helena, onde tomamos café e conversamos sobre a vida na zona rural.



O retorno da equipe a Diamantina foi regado a muita risada e sacolejo, todos felizes com a experiência preciosa que vivenciaram. Já anoitecia quando chegamos ao QG da Invernália, onde revemos o material coletado dessa incrível viagem. Confira um pouco dessa jornada no vídeo abaixo.


3 comentários:

  1. Equipe Invernalia vocês não podiam ter finalizado melhor.Realmente entrar aqui e ver essa matéria foi de se emocionar. Lendo cada trecho,revendo as fotos e o vídeo me bateu uma saudade desse povo que nós recebeu com tanto entusiasmo e nós aconchegou como se fossemos velhos amigos. Sabe, Dona Lúcia e Alice são pessoas que sorriem, e sorriem de Graça, sorriem atoa mesmo.

    Viagem pra NUNCA mais esquecer, experiência única na minha vida.

    Breh : ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Brenner! Sentimos muita falta sua e de Emerson na quarta e na quinta-feira! Realmente foi uma viagem inesquecível!!! Conhecer gente como Dona Lúcia renova nossa esperança nas pessoas, no sentido de que podemos acreditar que ainda existe gente boa nesse mundo! E conhecer pessoas como vocês da equipe também, é claro, renova essa esperança!

      Beijão a todos da equipe Invernália que partilharam esse momento tão especial!

      Excluir
  2. queria ter feito esse passeio com vcs.

    ResponderExcluir